Para que seja possível a fusão de fibra ótica é necessária a utilização de um equipamento de emenda otica, comumente denominado “Máquina de Emenda Otica” na qual as duas fibras são alinhadas frente a frente, mantendo-se uma pequena distância entre as mesmas.
Em outras palavras, a fusão de fibra óptica é o procedimento de alinhamento e junção entre duas fibras desconectadas por meio de um aquecimento, gerando um arco voltaico que ocasiona a união e o alinhamento do núcleo/casca das partes.
Para execução dos serviços de certificação de fibra ótica em qualquer tipo de ambiente a Xtech Lan Services possui equipamentos próprios e profissionais altamente qualificados. Seja em ambientes controlados, como um datacenter, até indústrias, com cenários mais desafiadores.
Os microcabos e microfibras estão se tornando muito populares e é importante entender seus propósitos, aplicativos e instalação.
Esses cabos de fibra ótica menores são projetados para aplicações em que um grande número de fibras é necessário e o espaço é escasso. Em particular, os microcabos têm sido amplamente utilizados em data centers e redes metropolitanas.
Grandes centros de dados precisam de muitas conexões de fibra; os maiores datacenters possuem de 100.000 a 1 milhão de interconexões. Se o datacenter estiver usando fibra multimodo – considerada obsoleta pela maioria dos grandes operadores de datacenter -, um único rack de servidor / switch poderá precisar de 2.000 fibras para interconexão. Isso ocorre porque a fibra multimodo não possui largura de banda suficiente, então cada conexão requer 8 a 20 fibras, dependendo da velocidade da conexão. A fibra monomodo precisa de apenas duas fibras por conexão, pois a multiplexação é feita por comprimentos de onda em cada fibra, mas todas essas conexões ainda significam muitas fibras.
Conheça